Pesquisa da FOB premiada em evento internacional
Gerson Aparecido Foratori-Junior, ex-aluno da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) foi premiado como o Melhor Trabalho da categoria de Pesquisas em Saliva e Glândulas Salivares, no nível de Pós-Doutorado, com supervisão da professora doutora Marília Afonso Rabelo Buzalaf.
O trabalho foi premiado durante a 102ª Sessão Geral e Exposição da Associação Internacional para Pesquisa Odontológica (IADR), realizada no período de 13 a 16 de março, no Centro de Convenções Ernest N. Morial, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.
O título do trabalho é “Proteoma/Metaboloma salivar de gestantes com periodontite e obesidade” e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A PESQUISA
O trabalho teve como objetivo identificar proteínas e metabólitos na saliva de gestantes com periodontite e obesidade, sendo considerado um primeiro passo para identificar possíveis biomarcadores da associação dessas condições no período gestacional.
A periodontite é uma infecção gengival grave que danifica as gengivas e pode destruir o osso maxilar.
Segundo o pesquisador, a identificação de biomarcadores é importante pois amplia o conhecimento sobre os mecanismos biológicos das doenças investigadas, abrindo, assim, as possibilidades para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico precoce e, até mesmo, de novos tratamentos para o manejo desses acometimentos bucais em etapas futuras.
O trabalho foi resultado do Doutorado de Gerson Foratori, com orientação da professora doutora Marília Buzalaf, e teve a colaboração da FOB-USP com pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do King’s College London, uma vez que uma etapa do trabalho foi realizada pelo pesquisador, durante o estágio no exterior, em Londres, e financiado pela FAPESP na modalidade BEPE-FAPESP.
Sobre a premiação, Foratori esclarece que “o maior ganho da premiação, na minha opinião, foi justamente ter colocado os trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento em evidência e, com isso, ter tido a possibilidade de trocar experiências com pesquisadores de diferentes países. Nessas conversas, elogios foram feitos por professores e pesquisadores de universidades estrangeiras pelo cunho interdisciplinar da linha de pesquisa, envolvendo investigações epidemiológicas e análises biológicas. Os esforços nos trabalhos transdisciplinares foram reconhecidos e fui muito incentivado a continuar realizando pesquisas que foquem em resultados benéficos em prol da população”.
Foto: Gerson Aparecido Foratori-Junior durante sua apresentação no evento da IADR
Jornalista responsável: Marianne Ramalho (MTb. 15.744)