\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Destaques > FOB comemorou 59 anos enfrentando desafios

FOB comemorou 59 anos enfrentando desafios

Na segunda-feira, dia 17 de maio, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) completou 59 anos cumprindo atividades de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

A data foi comemorada em uma cerimônia às 8h, on-line, na plataforma Google Meet, contando com a participação de Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e demais autoridades da USP.

O evento foi transmitido no YouTube no endereço: https://youtu.be/UJpqOngW1w4

59 anos em meio à Pandemia

Carlos Ferreira dos Santos afirma que desde o início da pandemia, a FOB respeitou as medidas de restrição de acesso no âmbito das universidades públicas, seguindo a orientação do Governo do Estado de São Paulo e da Reitoria da USP.

“Porém, isto não significou que as atividades foram totalmente suspensas, pois foi realizado um planejamento para atender à demanda seguindo todas as normas de segurança contidas no Plano USP para retorno gradual das atividades presenciais”, acrescenta o diretor da FOB.

Santos informa que em 2020 o Laboratório de Farmacologia da FOB foi habilitado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) para receber amostras de Bauru e outros municípios da região e realizar exames para o diagnóstico molecular da Covid-19 por RT-PCR em tempo real.

De lá para cá muita houve uma evolução neste processo “Quando começamos este trabalho em abril de 2020, a primeira parte do processo, que é a extração do RNA viral, era feita manualmente, e hoje temos o processo automatizado em um robô que foi cedido pelo Instituto Butantan, que faz a extração de RNA viral de 96 amostras ao mesmo tempo, portanto temos como fazer repetições de 96 amostras durante a nossa rotina e com isso temos um número maior de amostras analisadas e isto resulta numa resposta de intervalo de tempo bem mais curto”, afirma Santos.

O diretor da FOB acrescenta que em um ano de trabalho foi ultrapassada a marca de 67 mil amostras analisadas. “Começamos analisando 50 amostras por dia e esse número só foi aumentando. Hoje analisamos em média 400 amostras por dia e já chegamos a analisar até 760 amostras em um único dia”.

Mensagem da Diretoria da FOB

Os 59 anos da FOB representam uma data significativa e simbólica já que a Faculdade se despede de uma década, e em 2022 entrará em uma nova década, se constituindo em um rito de passagem.

Neste rito de passagem temos que agradecer a todos que já passaram pela FOB e ajudaram a ser o que ela é: uma instituição com reputação de excelência nacional e internacional nos seus três cursos de graduação: Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina, e também em todas as áreas da pós-graduação em Odontologia e Fonoaudiologia.

Agradecemos os dirigentes, os servidores docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação em todos os níveis, pós-doutorandos, pesquisadores, e demais membros que passaram pela FOB e os que estão hoje nos ajudando a manter todas as nossas atividades em nível de excelência.

A FOB com certeza honra a USP porque ela consegue fazer de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão de serviços à comunidade (no caso da extensão, para Bauru e outros 67 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde VI).

Isso com certeza nos enche de orgulho. Como egressos da FOB desejamos parabenizar a nossa escola e desejar que ela voe cada vez mais alto. Muito obrigado por tudo, FOB!

Carlos Ferreira dos Santos, diretor da FOB e Guilherme Janson, vice-diretor da FOB

História

O Campus da USP de Bauru é integrado pela FOB, pelo HRAC e pela Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSPB-B).

A FOB foi criada em 1948, e implantada em 1962 e conta hoje com cursos de graduação nas áreas de Odontologia (50 vagas), Fonoaudiologia (40 vagas) e Medicina (60 vagas).

Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) a FOB oferece dois programas: “Ciências Odontológicas Aplicadas” e “Fonoaudiologia”.

A Faculdade também oferece cursos de aperfeiçoamento, atualização, difusão e especialização, além de atividades de prática profissionalizante, programas de atualização e residência.

Constituída por 6 departamentos de ensino, a Faculdade conta com 119 docentes, a maioria em tempo integral e por 212 servidores técnico-administrativos, operacionais e técnicos.

Foto: Fachada da FOB-USP

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB-USP)

Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 15744)