Fonoaudiologia da FOB representada em Colégio Internacional
Deborah Viviane Ferrari, professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) foi indicada para integrar o Colégio Internacional de Reabilitação Auditiva (International Collegium of Rehabilitative Audiology – ICRA).
Esta é a primeira representação da América Latina neste grupo. A professora esclarece que a aprovação do seu nome ocorreu em função da pesquisa em abordagem centrada na pessoa, foco em novas ferramentas para os cuidados auditivos e abordagens inovadoras para a educação em Audiologia.
“O ICRA reconheceu a importância das minhas atividades de ensino e pesquisa na área do cuidado centrado no paciente – ou seja, uma abordagem que é respeitosa e que responde aos valores e crenças do paciente. O foco é o ser humano e não a deficiência que possui” acrescenta Deborah Ferrari.
Segundo a professora, o ICRA também reconheceu a inovação das pesquisas realizadas no Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, particularmente em relação ao ensino híbrido, ensino baseado em simulação com atores, dentre outros.
Segundo Ferrari, “muitos dos desafios que enfrentamos hoje na área de Reabilitação Auditiva são globais – por exemplo, escassez de profissionais e de recursos. Participar de grupos como o ICRA permite abordar esses problemas em conjunto, reunindo experiências de vários países e sistemas de saúde, para encontrar soluções mais eficazes e sustentáveis. Além disso, esta participação pode aumentar a visibilidade do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, permitindo ampliar a rede de contatos internacionais já existente”.
Também foi ressaltado o pioneirismo que a pesquisadora teve na área de Teleaudiologia, sendo um tema de pesquisa realizado muito antes da pandemia, desde 2003.
A Telefonoaudiologia é o exercício da Fonoaudiologia mediado por tecnologias da informação e comunicação (TICs), para fins de promoção de saúde, do aperfeiçoamento da fala e da voz, assim como para prevenção, identificação, avaliação, diagnóstico e intervenção dos distúrbios da comunicação humana, equilíbrio e funções orofaciais.
Ferrari espera que a participação neste grupo internacional possa contribuir para o desenvolvimento de metas e ações do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade.
ICRA
O ICRA foi fundado em 1988 e seus atuais 40 membros são pesquisadores de diferentes países, que concentram seu trabalho no avanço de métodos de avaliação, tecnologias, aconselhamento e medidas de resultados da Reabilitação Auditiva.
Apenas indicados pelo grupo são elegíveis para participação, sendo necessária votação e aprovação pelos membros atuais. Os membros, chamados “fellows” são eleitos pelos demais membros do ICRA com base em suas contribuições científicas para a Reabilitação Auditiva
O grupo se reúne presencialmente a cada dois anos no país de origem de algum dos membros, além de diferentes reuniões de grupos de trabalho que acontecem no formato on-line.
Foto: Profa. Dra. Deborah Viviane Ferrari
Crédito da foto: Denise Guimarães (Setor de Tecnologia Educacional da FOB-USP)
Jornalista Marianne Ramalho (MTb.15744)