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Impacto da música na infância é tema de pesquisa na FOB

“Impacto da música na infância” é o nome da pesquisa desenvolvida numa parceria da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) e a Bravo Academia de Música.

O trabalho objetiva averiguar o impacto da musicalização infantil, no desenvolvimento global de crianças ouvintes durante o primeiro ano de vida.

A pesquisa envolve um projeto da tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Fonoaudiologia da FOB-USP, desenvolvido pela fonoaudióloga Alice Andrade Lopes Amorim, e o projeto de pós-doutoramento da musicista Dra. Paula Said pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, ambos orientados pela professora Dra. Kátia de Freitas Alvarenga.

O projeto da pesquisa obteve o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A Pesquisa

Os pais ou responsáveis com interesse em acompanhar o desenvolvimento da criança, e participar de aulas de musicalização infantil em Bauru (SP) devem entrar em contato no WhatsApp (14) 98213-5182 ou no e-mail: alicendr@usp.br até o dia 15 de fevereiro de 2024.

Os bebês precisam necessariamente ter 6 meses de idade no dia da primeira avaliação do desenvolvimento global. E as pesquisadoras ressaltam que estão buscando bebês nascidos entre 1 de julho e 31 de agosto de 2023.

Portanto, as pesquisadoras solicitam que os pais entrem em contato quando as crianças estiverem entre 5 a 6 meses de idade, para que seja possível marcar uma avaliação a tempo. Essa avaliação será realizada aos 6 meses, antes das aulas de música, e aos 12 meses, após as aulas de música.

Para verificar como a música afeta o desenvolvimento infantil serão realizados exames auditivos completos, com o objetivo de identificar se o sistema auditivo do bebê exposto à música terá um desenvolvimento mais rápido que o esperado para cada faixa etária.

Da mesma forma, também serão avaliadas habilidades de linguagem, cognição e sistema motor. Isso se dará com a aplicação de uma Escala de Desenvolvimento Infantil validada para o português.

Nessa escala do desenvolvimento, uma das pesquisadoras responsáveis irá brincar e interagir com a criança, para identificar se o seu desenvolvimento está ocorrendo dentro do esperado para a faixa etária, ou se a música afeta positivamente nesses marcos do desenvolvimento infantil. Em todos os momentos os pais estarão acompanhando suas crianças.

 A Escala

A Escala de Desenvolvimento Infantil Bayley lll é utilizada em pesquisas no mundo todo. É uma escala americana criada por Nancy Bayley e colaboradores em 1933 e revisada em 1969, mas já tem 3 versões, sendo a última publicada em 2006.

É uma das escalas mais utilizadas por ser um meio abrangente de avaliar crianças muito pequenas (menores de 1 ano), isso após o resultado de 40 anos de pesquisa e prática clínica com essa faixa etária.

Para a aplicação dessa escala, o avaliador precisa de um treinamento específico. Nela o avaliador expõe a criança a estímulos sonoros, motores e cognitivos para avaliar se está dentro do esperado para a faixa etária.

Não há nenhum tipo de procedimento invasivo, tudo é feito como uma grande brincadeira e de forma lúdica.

Jornalista responsável: Marianne Ramalho (MTb.15.744)