Impacto da música na infância é tema de pesquisa
O projeto de pesquisa “Impacto da música na infância” está sendo desenvolvido numa parceria da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) e a Bravo Academia de Música.
A pesquisa objetiva averiguar o impacto da musicalização infantil, no desenvolvimento global de crianças ouvintes durante o primeiro ano de vida.
O trabalho envolve um projeto da tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Fonoaudiologia da FOB-USP desenvolvido pela fonoaudióloga Alice Andrade Lopes Amorim e projeto de pós-doutoramento da musicista Dra. Paula Said pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, ambos orientados pela professora doutora Kátia de Freitas Alvarenga.
Desenvolvimento da pesquisa
Os pais ou responsáveis com interesse em acompanhar o desenvolvimento da criança, e participar de aulas de musicalização infantil em Bauru (SP) devem entrar em contato no WhatsApp (14) 98213-5182 ou no e-mail: alicendr@usp.br até o dia 14 de julho.
Isto porque, as aulas de música vão começar no mês de julho e serão realizadas durante 5 meses consecutivos. Todas as crianças que entrarem nos pré-requisitos da pesquisa poderão ser avaliadas quanto ao desenvolvimento global, e participar das aulas de música gratuitamente.
Os bebês precisam necessariamente ter 6 meses de idade no dia da primeira avaliação do desenvolvimento global. E as pesquisadoras ressaltam que estão buscando bebês nascidos entre 1 de dezembro de 2022 a 14 de janeiro de 2023.
Portanto, as pesquisadoras solicitam que os pais entrem em contato quando as crianças estiverem entre 5 a 6 meses de idade, para que seja possível marcar uma avaliação a tempo. Essa avaliação será realizada aos 6 meses, antes das aulas de música, e aos 12 meses, após as aulas de música.
Para verificar como a música afeta o desenvolvimento infantil serão realizados exames auditivos completos, com o objetivo de identificar se o sistema auditivo do bebê exposto à música terá um desenvolvimento mais rápido que o esperado para cada faixa etária.
Da mesma forma, também serão avaliadas habilidades de linguagem, cognição e sistema motor. Isso se dará com a aplicação de uma Escala de Desenvolvimento Infantil validada para o português.
Nessa escala do desenvolvimento, uma das pesquisadoras responsáveis irá brincar e interagir com a criança, para identificar se o seu desenvolvimento está ocorrendo dentro do esperado para a faixa etária, ou se a música afeta positivamente nesses marcos do desenvolvimento infantil. Em todos os momentos os pais estarão acompanhando suas crianças.
A escala
A Escala de Desenvolvimento Infantil Bayley lll é utilizada em pesquisas no mundo todo. É uma escala americana criada por Nancy Bayley e colaboradores em 1933 e revisada em 1969, mas já tem 3 versões, sendo a última publicada em 2006.
É uma das escalas mais utilizadas por ser um meio abrangente de avaliar crianças muito pequenas (menores de 1 ano), isso após o resultado de 40 anos de pesquisa e prática clínica com essa faixa etária.
Para a aplicação dessa escala, o avaliador precisa de um treinamento específico. Nela o avaliador expõe a criança a estímulos sonoros, motores e cognitivos para avaliar se está dentro do esperado para a faixa etária.
Não há nenhum tipo de procedimento invasivo, tudo é feito como uma grande brincadeira e de forma lúdica.
Jornalista Marianne Ramalho (MTb.15.744)