\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Destaques > Fonoaudiologia representada na Conferência Nacional de Saúde

Fonoaudiologia representada na Conferência Nacional de Saúde

Kátia de Freitas Alvarenga, professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP vai participar como delegada na 17ª Conferência Nacional de Saúde, representando a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia no FENTAS, segmento de trabalhadores.

Os delegados representam instituições de governo, entidades de trabalhadores de Saúde e entidades e movimentos sociais de usuários.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde do Governo Federal.

O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência será precedida por etapas municipais, que vão acontecer entre novembro de 2022 a março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que serão realizadas de abril a maio de 2023.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Fentas

O Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde “é um fórum nacional, permanente, de representação ampla dos trabalhadores em suas diversas formas de organização, composto por entidades que representam todos os aspectos que compõem o processo de trabalho, seja na formação, regulamentação e nas relações de trabalho, por meio de associações nacionais de categoria, confederações nacionais de trabalhadores, conselhos federais de fiscalização do exercício profissional, e federações nacionais de categoria. É um fórum de articulação e deliberação política, com o objetivo de subsidiar e assegurar a representatividade e posição do fórum em defesa dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, e de instrumentalizar a discussão e pactuação democrática do Fórum no Conselho Nacional de Saúde e nos demais espaços de articulação, debate e deliberação”. (Carta de Princípios, 2001, reformulada em 2015).

Jornalista Marianne Ramalho (MTb.15.744)