\ Universidade de São Paulo - Sites > Faculdade de Odontologia de Bauru == > Destaques > FOB realizou segunda defesa de tese em cotutela

FOB realizou segunda defesa de tese em cotutela

Aconteceu no dia 1º de junho, às 8h no Brasil e às 12h em Portugal a segunda defesa de tese de doutorado em cotutela na história da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

A doutoranda é Thais Francini Garbieri, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas Aplicadas, na FOB-USP e aluna do Programa de Doutoramento em Medicina Dentária, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) em Portugal.

A cotutela possibilita a um aluno de pós-graduação ser matriculado em duas instituições de ensino, no Brasil e no exterior, e fazer a defesa de sua tese de doutorado nos dois países para obter os dois títulos reconhecidos em ambas instituições.

“Realizar a tese em cotutela foi uma das maiores experiências da minha vida, e foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. E tive como orientadores Carlos Ferreira Santos, professor e diretor da FOB-USP e Maria Helena Raposo Fernandes, professora da FMDUP”, acrescenta a pesquisadora.

Thais Garbieri residiu um ano na cidade do Porto, com suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), onde realizou atividades de pesquisa e laboratoriais, participou de eventos científicos e pode viver os costumes e as tradições de Portugal e da Universidade portuguesa.

Integraram a banca examinadora os seguintes professores doutores:

Carlos Ferreira Santos, diretor da FOB-USP, um dos orientadores da tese e presidente da banca examinadora;

Flávio Augusto Cardoso de Faria (FOB-USP);

Pedro de Sousa Gomes (Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto – FMDUP – Portugal);

Ana Carolina Morandini (Faculdade de Odontologia Arthur A. Dugoni, Universidade do Pacífico, Estados Unidos);

Ana Paula Favaro Trombone Garlet (Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO, Brasil).

A pesquisa

O título da tese é “Investigação da modulação da resposta inflamatória em células orais humanas pela Angiotensina II”, a qual teve por objetivo investigar o papel da Angiotensina ll (Ang II), uma das principais moléculas do Sistema Renina-Angiotensina (SRA), em células obtidas de tecidos orais humanos, no contexto inflamatório.

O sistema renina-angiotensina desempenha funções muito importantes no organismo humano, dentre elas o controle da pressão do sangue nos vasos (pressão arterial). Em todos os trabalhos da tese, a doutoranda utilizou remédios que pacientes com pressão alta tomam por via oral para baixar a pressão (hipertensão).

Este projeto é vinculado a um Projeto Temático em andamento (Processo FAPESP nº 2015/03965-2), que tem como pesquisador responsável o professor Carlos Ferreira dos Santos e investiga o papel do SRA em diferentes modelos inflamatórios orais, com uma abordagem interdisciplinar experimental e clínica.

Além disso, como parte do projeto de pesquisa realizado na FMDUP em Portugal, foi investigado a atuação de moléculas do SRA em culturas de linhagens de células ósseas humanas (osteoblastos e osteoclastos), cultivadas em monoculturas e co-culturas.

Foi realizado também, um trabalho com um modelo de estudo ex vivo de fêmur embrionário de Gallus Domesticus, o qual permitiu verificar a atuação da Ang II também na formação óssea. Este último estudo foi publicado recentemente na revista científica Pharmaceuticals.

Foto: Thais Francini Garbieri durante apresentação de trabalho no evento 11th Symposium on Metabolism – Ageing & Metabolism na FMUP

Crédito da foto: Divulgação

Jornalista Marianne Ramalho (MTb.15.744)