Mês de Saúde Mental da USP Bauru

Dagma Venturini Marques Abramides e Rafael Casali Ribeiro, professores e coordenadores do Centro Cuidar convidam à comunidade universitária do campus USP de Bauru para participar dos eventos do “Mês de Saúde Mental da USP Bauru”.

O evento constitui a programação local da “I Semana de Saúde Mental da USP”, promovida pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).

16, 23 e 30/05 – Programação USP Bauru

16/05:  Dia da Saúde Mental na USP

08h30-12h00 – Evento na capital, com transmissão simultânea no campus de Bauru no auditório “Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua”, Bloco Didático 3:

• 8:30 – Abertura: Reitor, vice-reitora, pró-reitores e demais autoridades.
  • 9:00 – Conferência: A Política de Saúde Mental no Brasil: como chegamos até aqui e onde nos encontramos?

Profa. Sônia Barros (Professora sênior da USP e atual diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde)

• 10:30 – Mesa: Saúde mental, bem-estar e diversidade na USP

Profa. Marcia Lima (Professora da USP e Secretária de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial)

Profa. Gislene Aparecida dos Santos (Professora da EACH-USP e coordenadora do nPeriferias/IEA-USP)

Prof. Ricardo Teixeira (Diretor de Saúde Mental da PRIP)
Coordenadora: Profa. Miriam Debieux (Pró-reitora adjunta de Inclusão e Pertencimento)

12h30-14h00 – Rodas de conversa sobre Diversidade, Saúde Mental Bem-estar estudantil no campus USP Bauru – Primeiro encontro

Local: Centro Cultural

Proposta de realização de três encontros abertos e sequenciais sobre Saúde Mental, Bem-Estar e Diversidade no campus Bauru, com estudantes da FOB, Centro Cultural, Centro Cuidar, coletivos estudantis e LASMU. A proposta desses encontros, alinhada aos princípios de Inclusão e Pertencimento, é promover a troca de vivências de diversidade no campus e conhecer recursos atualmente disponíveis para acolhimento e encaminhamento de sofrimentos psíquicos em sua dimensão sociopolítica, e construir coletivamente propostas, articulações e iniciativas a fim de promover Saúde Mental e Bem-estar no campus USP Bauru, com valorização da diversidade e ênfase nas necessidades específicas de pessoas e grupos minoritários, a partir do princípio da equidade.

18h30-21h30 –  Oficina: “Eu expresso!”

Facilitador: Marcelo Pinho

A partir de referenciais das artes cênicas, propõem-se movimentos adequados ao limite de cada participante que facilitam o despertar do corpo extra cotidiano e processo de descoberta de suas expressões individuais dentro da prática coletiva.

Local: Auditório da Biblioteca da FOB

23/05:

12h30-14h00 – Rodas de conversa sobre Diversidade, Saúde Mental Bem-estar estudantil no campus USP Bauru – Segundo encontro

Local: Centro Cultural

18h30-21h30 – Oficina: “O que pode um corpo? Um percurso a partir dos afetos pandêmicos”.

Facilitador: Leandro Câmara

Partindo da Dança-Movimento-Terapia e do Aikido, propõe-se uma investigação corporal dos afetos mobilizados na pandemia, buscando propiciar uma vivência de corpo mais conectado às suas potências e disponível ao encontro com os outros.

Local: Auditório da Biblioteca da FOB

30/05:

12h30-14h00 – Rodas de conversa sobre Diversidade, Saúde Mental Bem-estar estudantil no campus USP Bauru – Terceiro encontro

Local: Centro Cultural

18h-21h00 –  Encerramento do Mês de Saúde Mental na USP Bauru: Integração com apresentação musical + Intervenção artística com muralismo colaborativo

Local: Área comum em frente ao Centro Cultural / Muro do Prédio da Assistência Técnica Financeira e Almoxarifado

15 a 17/05: Programação da Semana de Saúde Mental (PRIP) com transmissão simultânea pelo Youtube e gravação para assistir depois – a ser divulgado no campus:

Dia 15/05 – 18h00-20h30 – Mesa 1: Cuidado, luto e saúde mental – dimensões clínicas e políticas da pandemia de covid-19 no Brasil

Dia 16/05 – 18h00-20h30 – Mesa 2: Memória, reparação e saúde mental: dimensões políticas e jurídicas da pandemia de covid-19 no Brasil

Dia 17/05 – 18h00-20h30 – Mesa 3: Pandemia e universidade – experiência do presente e desenhos de futuro
A programação completa do evento em todos os campi pode ser acessada em: