\ Universidade de São Paulo - Sites > Universidade de São Paulo == > Notícias > Meio Ambiente é tema de debate no campus

Meio Ambiente é tema de debate no campus

No dia 2 de dezembro, às 18h30, no jardim central do Centro Cultural do campus foi exibido o documentário “Seremos História?” que acompanha o trabalho do ator, produtor e filantropo Leonardo DiCaprio, nomeado pela ONU Mensageiro da Paz para mudanças climáticas.

O evento foi promovido pelo Programa USP Recicla da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP em parceria com o Centro Cultural, e contou com a presença de alunos e funcionários.

Após a exibição do documentário foi realizado um debate a respeito do documentário e do tema meio ambiente.

A professora Ana Flávia Sanches Borges, coordenadora do Programa USP Recicla da FOB-USP ressaltou a importância da realização do evento. “Eu acredito que este tipo de evento resulta numa reflexão sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, para depois tentarmos no dia a dia mudar as nossas atitudes. Principalmente, porque nós não estamos acostumados com este tipo de evento ao ar livre, e com temas que diferem dos assuntos acadêmicos.”

A professora Ana Flávia adianta os planos de atividades para 2022. “Nós vamos lançar uma agenda do Programa USP Recicla com atividades mensais, convidando toda a comunidade universitária. Inclusive quero agradecer o apoio na divulgação do evento feito pela Assessoria de Comunicação da PUSP-B e a parceria com o Centro Cultural. No próximo ano teremos além de ações mensais, a Semana do Meio Ambiente, e várias comemorações que vamos desenvolver ao longo do ano e chamar a atenção do nosso público porque precisamos mudar de atitude dentro e fora do campus universitário.”

Sinopse: Com o título original “Before the flood” (Antes da inundação), o documentário é uma realização da National Geographic com produção executiva assinada por Martin Scorsese.

O filme apresenta a discussão de propostas e ações imediatas que poderiam ser tomadas para preservar o meio ambiente, como ampliação de impostos sobre combustíveis fósseis que emitem dióxido de carbono, incentivo financeiro ao uso de energias renováveis, como eólica e solar, e mesmo para uma nova forma de alimentação, com menos ênfase no consumo de carne. O gado é um dos maiores emissores de metano que tem um papel ainda maior que o do gás carbônico na produção de efeito estufa.

Veja o trailer do documentário: www.youtube.com/watch?v=zFfurx3RZqo.

Jornalista Marianne Ramalho (MTb.15.744)

Crédito da foto: Xyko Peres (Setor de Eventos/PUSP-B)