Projeto do PUB pesquisa interesse dos alunos nas atividades nos Centros de Vivência
“Um Olhar para a Inclusão” (UOPI) é o nome do projeto do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Universidade de São Paulo (USP), que está sendo desenvolvido por dois alunos do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).
Os alunos bolsistas são: Naiara Patricia dos Santos Neves, 1º ano do Curso de Fonoaudiologia e Pablo Emanuel Mariz dos Santos, 2º ano do Curso de Fonoaudiologia.
A coordenadora desse projeto é Camila de Oliveira Rodini Pegoraro, professora do Departamento de Ciências Biológicas da FOB-USP e a co-coordenadora é Christine Habib, assistente social da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).
Por meio de um formulário (abaixo) endereçado aos alunos de graduação e pós-graduação do campus, o objetivo do projeto é levantar o interesse das atividades que podem ser desenvolvidas nos Centros de Vivência inaugurados no campus, e implantados em toda a Universidade.
Convite
Convidamos a comunidade acadêmica, alunos de graduação e pós-graduação, para conhecer e acompanhar o Projeto UOPI (Um olhar para a inclusão) no Instagram.
Nosso objetivo é divulgar as atividades que serão desenvolvidas nos centros de convivência da universidade, para isso, é fundamental conhecer os interesses de todos.
Acesse nosso perfil no Instagram @projetouopi e participe preenchendo o formulário https://forms.gle/GxkRp6VuHUDtn7E89 até o dia 13 de dezembro.
Aguardamos sua resposta e participação!
Com a palavra os alunos bolsistas
Sobre a importância desse projeto a aluna Naiara afirma que “eu acho que os alunos precisam valorizar esse momento que a Universidade quer escutá-los, porque muitas vezes os alunos querem ser ouvidos e não encontram uma porta aberta, então eu considero que esse é o momento”.
Da mesma forma o aluno Pablo enfatiza que “essa é uma oportunidade única, e vai agregar bastante. Porque temos uma rotina bem estressante, então ter estes momentos livres bem aproveitados podem tornar as nossas atividades na graduação mais leves”.
Programa Pertencer
A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP é responsável por acolher a diversidade, assegurar oportunidades e oferecer condições para que a comunidade universitária vivencie uma boa experiência acadêmica.
Com esse objetivo, o Programa Pertencer da USP criou espaços de convívio para promover o pertencimento à universidade, a conexão entre as pessoas e o intercâmbio de ideias. O programa visa melhorar a qualidade de vida do campus e acolher a comunidade universitária.
Os Centros de Vivência do Programa Pertencer da USP são espaços acolhedores que visam integrar alunos, professores e funcionários da universidade. Eles contam com pontos de energia e internet, bancos e paisagismo composto com espécies nativas de cada campus. Alguns centros também possuem banheiros e espaço para alimentação.
O Campus de Bauru da USP conta com 7 Centros de Vivência assim localizados: entre o Conjunto Residencial Estudantil (CRUSP) e o prédio da Divisão de Atendimento à Comunidade (Programa Revivendo 60+); entre os prédios do Bloco Didático III e a Clínica de Fonoaudiologia da FOB; Central (Restaurante Universitário); Pós-Graduação e Tutoria; Exterior da Biblioteca; Centro Esportivo (defronte ao ginásio de esportes) e no Centro de Educação e Capacitação em Saúde (CECS) na passarela e área externa.
Jornalista Marianne Ramalho (MTb. 15.744)
Foto: Christine, professora Camila, Naiara e Pablo
Crédito: Assessoria de Comunicação da PUSP-B